sábado, 13 de setembro de 2008

"Para Nietzche, o feminismo é a operação pela qual a mulher quer parecer com o homem, com o filósofo dogmático, reivindicando a verdade, a ciência, a objetividade, quer dizer, toda a ilusão viril. Deixar o lugar da submissão feminina em busca de emancipação é instalar-se no tradicional lugar masculino?"


(RODRIGUES, Carla. Alianças e tensões: Desconstrução, feminino e feminismo in Mente, Cérebro & Filosofia, pág. 80. Ago/2008)

__________________
cá estou mais uma vez importunando o ideário feminista...
não sei até onde concordo com a afirmação acima, mas é uma impresão forte que tenho muitas vezes. que, ao deixar um lugar de submissão busca-se tomar como "imagem e semelhança" o papel do opressor, e nisso a pergunta final vem bem a calhar: é o "tradicional lugar masculino" que querem?

2 comentários:

Anônimo disse...

Será?
Acredito que em todas essas objeções por um tratamento igualitário tenha um quê de vingança, sabe? Rsrs. Do tipo: já que foi desigual por tanto tempo, deixa a gente reverter um pouquinho. Ou quem sabe esse negócio de reverter o machismo e feminismo soe como alguma bronca dos pais, sabe? Como se fazendo ao contrário as pessoas fossem "aprender" que não é bacana [Não faça com os outros o que não quer que seja feito com você, nhenhenhé =P]

fernando disse...

heheheh, é como se fosse uma ditadura do proletariado... só que com mulheres =P