terça-feira, 23 de junho de 2009

algumas linhas sobre "aquele inverno em leningrado"

acabei de ler ontem "aquele inverno em leningrado", romance que trata do cerco de leningrado (hoje são petersburgo) pelos nazistas à época da segunda guerra mundial.
a cidade não estava preparada para a guerra e seus efeitos, confiava no pacto de não agressão celebrado entre hitler e stálin.
porém, pior do que as bombas foram o "general fome" e o "general frio" que agiram implacavelmente sobre a população. estima-se que 1 milhão de pessoas tenham morrido, principalmente com as temperaturas que chegavam a -40ºC e de fome (nos piores momentos a ração chegou a ser de apenas 125 gramas de pão por dia).
gostei da história, mostrando a guerra através dos civis e de sua imensa luta para sobreviver e não na dimensão macro dos grandes personagens. pessoas que não sabiam muito o que estava acontecendo e tudo que podiam fazer era esperar... impressionante as condições de vida daquelas pessoas e que não podem simplesmente ser traduzida em palavras. cheguei a essa conclusão enquanto lia o livro, que por mais que a autora se esforçasse para retratar da maneira mais fidedigna possivel, não seria o possível fazer entender o que é morrer de fome e de frio dentro da própria casa (e nisso as bombas ficaram em segundo plano)...

Nenhum comentário: