sexta-feira, 9 de outubro de 2009

estão se esforçando para tornar o mundo num lugar politicamente correto.
temos que conformar nossa maneira de pensar e principalmente de se expressar de acordo com o que se considera moral e adequado.
as idéias têm de ser inofensivas, quase café-com-leite. têm que se adequar a cartilha.
cria-se uma patrulha que policia o que se diz, de forma que é melhor pensar duas vezes antes de que sua opinião seja conhecida por mais alguém além de você.
ou ainda, mesmo que não seja SUA opinião, trabalhar certas idéias ou citar determinados conceitos ou pontos de vista é alarmar determinados grupos preocupados em manter a higiene mental e os bons costumes da sociedade ou a imagem de certos grupos imaculada.
há uma série de palavras que se deve evitar, temas sobre os quais se deve silenciar, ou caso os aborde tenha cuidado sobre como falar:
use com frequência eufemismos, nunca se utilize de sarcasmo (se a patrulha não entender vai te massacrar), piadas de humor negro jamais e se for usar uma expressão um pouco mais "pesada" se justifique e peça desculpas por antecipação.
estamos o tempo todo pisando em ovos...

as idéias devem ser um tanto quanto perigosas, corrosivas.
para que novas surjam, devem confrontar algumas passadas, que causem polêmica e que gerem discussão.
querer que se silencie sobre deteminados assuntos (ou conformá-los em uma bolha nas quais perde-se em autonomia e espontaneidade) é tentar mantê-lo igual. ou mudar somente a casca fina sob a qual ele se apresenta.
nada disso é possível num espaço que se quer cada vez mais encolhido e restrito ao que se considera correto, bonitinho e sadio. respeito ao próximo não é isso.
o máximo que se consegue é, quando muito, padronizar as ações e esterelizar o debate, tornando tudo muito chato e repetitivo.

é mais do que óbvio que CONCORDO que algum limite tenha que ter.
não estou defendo que se deve dizer o que se queira de qualquer pessoa ou grupo de pessoas.
só que o limite tem que ser dado pelo bom senso e pela responsabilização de quem diz o quê.
não é por que um pouco de deboche e transgressão as boas maneiras seja interessante, que não se deva cobrar um pouco de bom senso e, principalmente (se o bom senso falhar) responsabilidade sobre o que se diz.
prezo pelo respeito e valorizo que determinadas pessoas lutem para conquistá-lo, porém, acho que ingenuamente se confunde esse respeito com o politicamanente correto, que é hipócrita e simplesmente coloca a sujeira embaixo do tapete.
"certo, não falaremos disso ou daquilo, mas isso não significa que mudamos a nossa maneira de pensar e muito menos de agir".

Nenhum comentário: