sexta-feira, 21 de agosto de 2009

algumas linhas sobre "memórias de minhas putas tristes"

um livro lido recentemente e que merece comentários (sempre desconexos) é o "memória de minha putas tristes". me cativou a maneira como Gabriel Garcia Marquez, o autor, constrói o protagonista (um nonagenário, pouco interessante e com nada de especial) que eu achei muito carismático. a ambientação e a narrativa são belíssimas, retratando com delicadeza e sensibilidade a condição do personagem (que viu o tempo passar e ficou), sem cair no piegas ou no sentimentalismo exagerado.
conta-se basicamente um pequeno momento da vida desse senhor (o seu aniversário de noventa anos) e em perspectiva, reminiscências de suas memórias até então, permeada pela solidão e a melancolia de uma existência sem grandes sentidos. as "putas" que compõem o título têm seu papel de relevância e ao meu ver sublinham o sentimento de solidão do personagem.

contrasta com isso e com sua idade avançada, o amor (essencialmente platônico), descoberto (de maneira forte e intensa) na figura de uma menina (puta também, quase desconhecida) que trás uma boa dose de sentimentos até então adormecidos.

Nenhum comentário: