quinta-feira, 4 de outubro de 2012

o pt nas eleições: "fazemos qualquer negócio!"


as pessoas que por ventura acessam este blog podem até me achar um pouco repetitivo nestes tipo de assunto, mas infelizmente, há coisas que não consigo digerir assim tão rápido e como ficam martelando na minha cabeça acabo voltado a elas vez ou outra. e também foda-se, eu posto o que eu quiser. =]

é que eu fico extremamente impressionado e desiludido (apesar de desilução ser um sentimento antigo) com a capacidade que o pt tem se reinventar, de rasgar bandeiras históricas e compromisso éticos em favor da obtenção de poder e de espalhar ainda mais seus tentáculos de "lula" pelo brasil afora:

a) aqui na capital paulista, o pt está coligado com o famigerado pp, partido de ninguém menos que o corrupto e reacionário dr. paulo maluf, até pouco tempo sua antítese ideológica. e não é segredo pra ninguém que chegou a namorar uma aliança com o psd do kassab.

b) em são luis do maranhão o pt está coligado com o dem (ex-pfl). isso mesmo, o partido dos antigos coronéis, herdeiro da ditadura militar e que faz oposição ferrenha (à direita) ao governo federal.

c) em salvador o candidato do pt tem ao seu lado uma imensa coligação de 15 partidos e entre eles está o psd, um verdadeiro catadão fisiológico interessado em cargos e que faz qualquer negócio para isso. ou seja, bate nele aqui em sp, mas em outros lugares são aliados.

d) no rio de janeiro, uma coligação ainda maior, de VINTE partidos compõem um grande balcão de negócios que fatiará a cidade após a eleição. lá eles apoiam o candidato do pmdb numa aberração que reúne pps (oposição no nível federal), prb (partido da universal e do russomano), psd e pp.

ou seja, fica escaranda uma crescente incoerência, que eles tentam justificar das mais diferentes maneiras, de acordo com a necessidade. e o nosso amigo luís inácio viaja feliz o brasil inteiro saindo em fotos e dando depoimentos favoráveis à todos aqueles que estejam do seu lado.

só para contrastar, voltando alguns pouco anos atrás, vemos uma situação completamente diferente. em 2000, as coligações do pt eram as seguintes:
a) em são paulo: pt, pc do b, pcb, phs
b) o rio de janeiro: pt e pc do b
c) em salvador: pt, pv e pcb
d) em são luís o pt lançou candidatura sem fazer coligação.

em todos os quatro casos fica muito evidente o que esses poucos anos fizeram do pt. se antes as coligações eram muito mais contidas e justíficáveis num espectro ideológico hoje flexibilizou-se ao extremo as possibilidades de conversa e negócios e fica difícil entender o que partidos tão (supostamente) diferentes fazem juntos num mesmo palanque, como os casos citados acima. e não dá pra saber até onde ele e que valores estão dispostos a negociar para ganhar votos. hoje o partido é extremamente rico, tem a máquina pública ao seu dispor e manipula com sagacidade a popularidade dilma-lulista.



Um comentário:

Flavio disse...

Ideologias foram trocadas por espaço na televisão. A política hoje é um produto e sem atendimento no pós-venda.