quinta-feira, 6 de março de 2008

Schlomo, o louco, sobre Deus

"Deus criou o homem à sua imagem. Isso é lindo, Schlomo à imagem de Deus! Mas quem escreveu isso no Torah? Foi o homem e não Deus. Escreveu sem modéstia, comparando-se a Deus. Talvez Deus tenha criado o homem. O homem... O homem, filho de Deus... criou Deus, só para poder se inventar.
[...]
"O homem escreveu a Bíblia para não ser esquecido, sem se importar como Deus. Não amamos e não oramos a Deus. Ou melhor, imploramos para que nos ajude aqui na Terra, mas não nos importamos com Ele. Só pensamos em nós mesmos. A questão não é saber se Deus existe, mas sim se nós existimos."

(Trem da Vida)
______________________


Por que Deus criou o homem?
Por que o homem criou Deus?

4 comentários:

tarsio vinicius disse...

cara se ta precisando rezaz um pouco hein..tenha fé...tenha fé..

...kkk

Anônimo disse...

Que Deus é a criação mais mesquinha e manjada do homem não há dúvidas. Mas serviu como uma luva!
Sempre fico associando ao cachorro que comeu a lição de casa.

fernando disse...

Não a considero mesquinha. Se o homem realmente inventou Deus, essa foi sua melhor invenção. Ou talvez ele só tenha inventado algumas coisinhas (do tipo "velhinho de barba branca", etc).

"A questão não é saber se Deus existe, mas sim se nós existimos", achei essa frase sensacional.

Anônimo disse...

Humm... Consultei o pai dos burros. Adjetivo mal empregado. Sempre tive a impressão errônea de mesquinho ser o mesmo que egoísta ou algo desse gênero.

Vamos ver se eu desenvolvo alguma coisa, rs. Como nessa frase, a idéia de Deus está muito mais voltada para sentimentos muito pessoais. Tipo o cachorro que comeu a lição de casa: usa-se como desculpa um elemento plausível e não cabe bem à situação perguntar se o cachorro realmente existiu/ existe, porque é possível que o tenha feito (mesmo sendo uma desculpa manjada há algum mistério sobre ela), o importante é você, agora, lidando com alguma frustração ou irresponsabilidade e se as outras pessoas envolvidas (ou até você mesmo) vão engolir esse porquê e sanar essa inquietação.
"É, aconteceu mesmo por causa do cachorro". Mesmo que não se tenha uma resposta clara e direta, tapou um buraco de acordo com um interesse imediato.
Bom, isso impressiona aquele que recebe a desculpa, né? Fico pensando se alguém se convence quando a inventa (às vezes eu me convenço).

Sei lá, acho que era isso. Ou não muito.