segunda-feira, 15 de março de 2010

sou carioca. pelo menos é o que está escrito no meu rg e certidão de nascimento. porém, nada me soa mais estranho do que aquele "Rio de Janeiro - RJ", que hora ou outra coloco em fichas e cadastros .

me mudei pequeno o suficiente para não ter nenhuma lembrança de lá e as vezes em que voltei foi mais na condição de visita (até porque parentes lá é o que não me falta) e mais ainda uma visita tipicamente paulista, com a já tradicional tiração de sarro de que são alvo os que falam "bolacha" ao invés de "bixcoito" e que arrastam o "erre" e passam batido pelo "esse". e outra, até pela rivalidade entre os dois estados, paulista é tipo como bobão por lá.
enfim, me sinto um legítimo paulistano e ao falar isso me lembro da frase de Nelson Rodrigues: "a companhia de um paulista é o pior tipo de solidão" (ou algo que o valha). sim, somos mais fechados mesmo, há um maior distanciamento, que, na impossibilidade de ser físico, se torna moral/ espiritual. na multidão evitamos o contato e a troca de olhares. mundos que não se tocam.

ainda assim, e aparte a importância que eu dê para os relações que se estabelecem entre as pessoas, não posso negar que me sinto socializado nesse ambiente "tipicamente paulistano". sou uma pessoa um tanto quanto reservada e que vez ou outra aprecia a "solidão da multidão". me identifico com as particularidades dessa cidade louca e se às vezes (sempre!) a crítico é por me sentir inserido o suficiente para expressar minha opinião.

é, acho que sou paulistano.

[apesar de isso às vezes me irritar]

Nenhum comentário: