segunda-feira, 12 de novembro de 2007

120 Dias de Sodoma

Domingo não é um bom dia para se ficar em casa... pensando nisso fui assistir a uma peça que há algumas semanas já tinha chamado minha atenção: 120 Dias de Sodoma. O texto, baseado em Marquês de Sade, conta a história de quatro libertinos, homens eminentes, que em busca de diversão e satisfação aos seus prazeres, planejam uma orgia de 120 dias com jovens virgens. A partir desse pano de fundo desenvolvem divagações sobre a condição humana, seus sentimentos e sua maneira de ver o mundo.
Cheio de críticas sobre o Estado, Deus, o moral... o tempo todo se subverte uma pretensa ordem pré-estabelecida, mostrando um lado humano com o qual não estamos acostumados a conviver, tudo com muita ironia e acidez, que por vezes choca e faz pensar.
A peça possui cenas fortes e intensas que podem incomodar alguns, mas criam uma ótima ambientação, que por vezes beira o bizarro mas se encaixam bem no texto. A dor e o prazer estão sempre próximos e o corpo é repensado a partir da sexualidade e do flagelo. O sofrimento é banalizado e revisitado a partir de outra ótica, tornando-se motivo de gozo e prazer talvez pra incomodar mesmo, tirando-o do seu lugar de praxe.
Acabou ficando confuso, mas fica a dica pra quem quiser ver.

Nenhum comentário: