sexta-feira, 30 de novembro de 2007

variações sobre um mesmo tema

Esse ser, conhecido como artista, é idealizado socialmente como alguém acima da mediocracia da massa, dono de uma capacidade criativa quase mística e que foge à condição humana (ou será que a potencializa?).
O consciente coletivo o trata como alguém ao mesmo tempo amaldiçoado e abençoado. Sua vida, de modo geral, seria marcada por atribulações, sofrimentos e excessos. Algo como se não se inserisse perfeitamente na sociedade, o que se refletiria no cultivo de tudo o que há de patológico em si (sexo, drogas e rock 'n roll, na sua acepção contemporânea). E isso estaria diretamente relacionado à sua pulsão criativa. Como se uma fosse determinante da outra.
Enquanto ser à frente da sociedade, seu papel é desconstruir e subverter a todo momento seus valores, ainda que seja pautado por eles.
O interessante é atentar que esse mito do artista, como descrito acima , é internalizado por essas pessoas que lidam com a arte e que se sentem na obrigação de seguir tal máscara social.
(...)

Bom, isso é baseado num sociólogo chamado Roger Bastide, mas casa bem com a discussão anterior sobre Pose e Poesia.
A imagem criada pela sociedade acaba sendo internalizada pelo artista (seja ele um pintor ou um poeta, por exemplo), de forma que ele pauta suas ações e seu pertencimento ao mundo através da condição de artista e do que se espera dele enquanto tal. Fui claro? A “pose” de (ser) poeta está diretamente ligada ao seu papel (social) enquanto fazedor de poesia.
Concluindo: pose e poesia são indissociáveis, assim como representações coletivas (e o artista enquanto ser social) está diretamente ligado ao seu “ofício” de poeta e a sua poesia em si. De maneira similar a qualquer ação humana, que traz consigo uma certa máscara social (ou pose), que te faça mais humano...

Será que eu fui claro? Gostaria de ter sido...

7 comentários:

tarsio vinicius disse...

nao poderia ter sido mais...

mas era so vc ter me falado essa ideia...

isso ai é psicologia social.

fernando disse...

conceitue psicologia social.
(sempre tive dificuldade em distinguir as diciplnas e correntes teóricas...)

tarsio vinicius disse...

conceito importante na psicologia social, define-se papel social como determinada atitudes , regras e objetivos(que o individuo tem) que descrevema pessoa em sua funçao na sociedade. soma-se a isso o fato do papel "agregado". exemplo. o papel social de professor, agrega-se, é identificado, e so existe quando relacionado com o papel social de aluno

fernando disse...

muito bem.
ponto positivo =).

tarsio vinicius disse...

vc devia ter falado:
"tirou dez"
aeh eu:
"tirei?...toda vez que tiro dez eu sinto tanto calor"


classica...vai dizer que nao assistia escolinha do barulho...kkk

fernando disse...

Hauhauhauaauh...
Isso aqui está perdendo todo seu espírito filosófico-poético-pretensioso-arrogante-cult-ensaístico (sim, estou sendo irônico).

tarsio vinicius disse...

poh meoh...vai dizer que se nao entendeu o lado implicito existencial da coisa...sempre tem mais do que so palavras...kkkk