quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Pose e poesia e... pose

Assim, a questão não é nem fingir. A pose está na ação humana como um todo, ainda mais nas "pretensiosas" expressões artísticas. Não pretensiosas em si, mas na medida em que tentam recriar algo subjetivo e impalpável. Entende? E claro que no fim das contas acabam recriando um "eu" mais cheio de pose, algo que uma interpretação de si mesmo.
O sentimento em si (como a solidão) não é pose, pose é falar (cantar, escrever, pintar...) sobre ele, mas não que isso diminua seu valor.
E se quer saber, ao mesmo tempo que considero essa pulsão humana algo admirável e mesmo apaixonante não posso deixar de achar graça no constante e risível esforço de manter a pose.

7 comentários:

tarsio vinicius disse...

rsrsrsrs(ja que falamos de risivel)..


rsrsrsrs
verdade cara...mas a coisa se torna muita mais engraçada e mais admiravel se observamos o quanto de esforço temos de fazer a cada dia para mantermos a pose. pose que nao significa mentira. nao devemos tomar o termo no seu sentido pejorativo. pois nao fazemos outra coisa senao fazermos pose a nos mesmos...ou seja...tentar recriar (de forma exterior), o que gostariamos de ser, e é atraves desse constante exercicio que caminhamos nao para a perfeiçao , mas para a superaçao do que eramos, para o que queremos nos tornar. se nos contetassemos ou nos satifizessemos com nós mesmo, nao aprenderiamos nada, ficariamos estaticos. fazer pose, nesse sentido, nao é mentir sobre quem se é, pelo contrario, é explicitar em verdade o que gostariamos de ser.

mas ... nao caiamos aqui no erro de admitir que "posar" , fingir e mentir nao tenham as suas versoes degeneradas. quando utilizo o termo "pose", penso nao em "imagem"(como poderiamos inferir), mas sim(e esse é acredito o contexto no qual estamos nos referindo) à expressao.
que podemos especificar nesse caso como sendo a expressao de pensamentos e emoçoes , atraves de um dos diversos meios existentes - a poesia.

tarsio vinicius disse...

rsrsr...é engraçado...eu acho que se lermos de outra forma o que eu escrevi, poderiamos afirmar que fiz uma apologoa À mentira....


kkk...é quase como se eu disesse:

"mintam senhores...pois se alguem reclamar...eu dou uma boa desculpa"..

kkkk

fernando disse...

"mintam senhores, pois a mentira é algo necessário... e justificável."

'Di Persona' disse...

kkkk...

mas aeh...

"mintam senhores...e mesmo sabendo que acham que é mentira...nao deixem de afirmar que é verdade!..."

kkkk...ta rolando moh apologia por aqui hein...eu resolvi ( ou nos) entrar nessas discussoes tbm...ja que nos convidaram.

fernando disse...

melhor: "mintam senhores...porque no final das contas, sendo verdade ou mentira, o que vale é o lirismo e a vida"

tarsio vinicius disse...

olha soh...agora se deu golpe baixo hein...kkkk

lirismo e a vida...

e olha que eu tento me livrar disso...mas derepente vem uma febre as 4 da madruga...e ai eu me vejo escrevendo...o pior eh vc acoradar 2 da tarde do outro dia e pensar:

"que porra foi essa que eu escrevi"...ai se manda a desculpa neh...:

"eu tava doente mesmo"...kkk

fernando disse...

golpe baixo? heh...

cara, meu comentário estava impregnado de Manuel Bandeira. O "lirismo" de "Poética" e a "vida" de "Madrigal Melancólico".